quarta-feira, 2 de março de 2011

Voto a favor dos profissionais da educação infantil



O vereador Dr. Ilson Peixoto acompanha, desde o início, a luta dos profissionais de educação infantil do município, ainda hoje chamados erroneamente de auxiliares de creches.
Em junho do ano passado, quando os profissionais apresentaram suas reivindicações à Comissão de Educação da Câmara Municipal, o parlamentar reforçou a importância do envolvimento do poder legislativo no que concerne à verba destinada à educação infantil. Dr. Ilson pediu ainda que os demais vereadores tivessem esta preocupação na Lei Orçamentária do município.
- Devemos trabalhar para garantir que as bases do sistema de ensino do nosso município seja de qualidade –, ressaltou.
Segundo Leomárquia Gonçalves, uma das lideranças do movimento das auxiliares de creche de  Angra dos Reis, a principal reivindicação é de que, junto à capacitação, os profissionais possam ser valorizados.
- Reivindicamos a capacitação dos auxiliares de creches e o seu reenquadramento na educação infantil, uma vez que já foi constatada a importância do nosso trabalho. Em Angra, querem capacitar, mas não valorizar -, destacou. 
O vereador conversou com a deputada estadual Inês Pandeló para que ela apresente um projeto na Alerj a fim de regulamentar a situação dos profissionais em todo o Estado.

A Luta
Após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001, as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica. Os profissionais, que trabalham diretamente com as crianças, necessitam ter a formação mínima em nível médio, na modalidade normal para estarem em salas de aula.
Contudo, muitas cidades continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje.
Com isso, os auxiliares de creches exercem atividades de docentes, porém com salários e direitos inferiores aos dos professores, mesmo com a qualificação exigida por lei.

4 comentários:

Anônimo disse...

Já assinei e vc???? Sou professora, quero ser reconhecida como TAL....

Marco Aurélio disse...

Fico encantado com a luta dessas categoria, fiquei sabendo que muitos torcem contra eles até mesmo o Sindicato dos Servidores Públicos que ao contrário deveria tomar a frente e ajudá-los.Mas eles vem aos poucos conseguindo transmitir a proposta deles e muitos que não entendia agora entendem, eu sou um deles. É justíssima a causa.
parabéns ao Vereador Ilson peixoto pela iniciativa de ajudar não só a esta categoria como a quem precisar.

Anônimo disse...

Depois de ler essa justificativa e ainda assim ouvir pessoas que dizem não entender, ou não achar justo, só se desenhar. vão em frente pessoal, é direito de vocês lutarem por algo legítimo, até o prefeito estará a favor de vocês, é que ele ainda não sabe de nada da forma que precisa saber, ele sabe da forma que alguém passou pra ele, sugiro que procurem a Alessandra(esposa do Prefeito), conheço ela e sei que ela entenderá.

Márcia disse...

Já votei.