terça-feira, 27 de novembro de 2012

Semana do Doador Voluntário



Foto: Luis Fernando Lara
Para marcar o Dia Nacional do Doador Voluntário, comemorado no dia 25 de novembro, foi montada na Praça do Papão uma tenda do Hemonúcleo Costa Verde, para incentivar a adesão à campanha. Ela ficará no local até dia 30 de novembro.
Doar é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas o O negativo é aquele que Hemonúcleo mais precisa.
Para doar é preciso pesar mais de 50kg, ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e portando carteira de identidade com foto. Dos 16 aos 18, é preciso que o doador esteja acompanhado dos pais; acima dos 65 anos, é necessário que o doador já tenha doado sangue alguma outra vez (não pode estar doando pela primeira vez).
Outras recomendações importantes são não estar em jejum, tendo evitado alimentos gordurosos nas últimas quatro horas, não ser portador de doenças crônicas nem infecção ativa, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas e não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses. Antes da doação, o voluntário passará por uma triagem onde outros critérios serão avaliados.
O Hemonúcleo da Costa Verde funciona ao lado da Santa Casa, no Centro de Angra (Rua Manoel do Rosário, 67), e está aberto para doações de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo número 3369-6133 e também pelo email hemoncv@angra.rj.gov.br.

Nenhum comentário: