quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Angra receberá verba do Ministério da Saúde para ações contra a dengue

O Ministério da Saúde aprovou 56 projetos municipais contra a dengue no estado do Rio de Janeiro, dentre eles o de Angra dos Reis, que receberá R$ 148.441,19 para aplicar em ações contra a doença.
No país, 1.159 cidades foram selecionadas. A medida permitirá que os municípios recebam 20% a mais do que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde.
A Dengue possui quatro sorotipos de vírus (DENV 1, DENV 2, DENV 3 E DENV 4). As atividades de vigilância virológica em 2011, destacam o predomínio da circulação do sorotipo DENV 1 no país. Foram constatadas, porém, uma circulação importante dos tipos DENV 2 e DENV 4. Esse cenário, associado às condições ambientais, que permitem a manutenção do mosquito Aedes aegypti, alerta para a possibilidade de persistência da transmissão em níveis elevados do vírus no verão de 2012.

A dengue em 2011
No último ano, foram notificados em Angra dos Reis 6 mil casos de dengue, sendo 1.091 confirmados e 2.642 suspeitos. Houve quatro óbitos.
O Estado do Rio de Janeiro registrou 168.242 casos de dengue entre o dia 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011. No período, 140 pessoas morreram em decorrência da doença, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Estado de Saúde. 

                                No combate à doença
O vereador Dr. Ilson Peixoto tem realizado, através de seu mandato, diversas ações legislativas (indicações e requerimentos) para trazer à tona discussões acerca da dengue no legislativo municipal e motivar ações, por parte do governo, capazes de combater e prevenir a doença.
Como presidente da Comissão de Saúde, Dr. Ilson também realizou inúmeras reuniões com os atores responsáveis pelo combate à dengue, a fim de obter informações e levar até eles as reivindicações da população.
Pode-se destacar ainda as reuniões do Plano Verão do 4º distrito, que tiveram entre a sua pauta a preocupação dos moradores com a doença - acentuada com a chegada das chuvas de verão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vereador, sou moradora da Japuiba e temos um problema antigo aqui na Rua Rio Bonito, reclamei muitas vezes na Prefeitura e nada foi feito. Uma moradora dessa rua cria muitos cachorros e a coisa por aqui merece uma vistoria da Saude! A quem podemos recorrer??? Precisamos de socorro!!!