sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Programa cidadão?


"Barata cidadã"

Matéria publicada no Jornal Diário do Vale, no dia 5 de agosto, destaca queixas dos usuários de transporte público de Angra acerca das condições dos ônibus da Viação Senhor do Bonfim. “Eles reclamam que falta limpeza e manutenção dos veículos, mas o que chamou mais atenção foram as queixas pela presença de ratos e baratas nos ônibus”, diz o jornal. Ainda de acordo com o Diário, um cobrador afirmou que a presença de insetos é comum e se agrava no verão.

No mesmo dia em que a matéria foi publicada, recebemos no blog o seguinte comentário:

“... minha indignação com a empresa Senhor do Bonfim ... hoje, algo coçou meu pé e quando olhei era uma barata que estava subindo em minha perna... fui tirá-la e neste instante  vi um ninho de baratas... Então, fui ao cobrador e ele disse que isso é normal e que no verão é pior. Estava pregado no ônibus o certificado de dedetização do dia 24 de julho, ou seja, menos de um mês...”
A Lei Orgânica Municipal diz que é obrigação do prefeito fiscalizar os serviços de transporte e os manter adequados. Como o Prefeito fiscaliza os ônibus da Viação Senhor do Bonfim (horário, limpeza, conservação, acessibilidade, superlotação ...)?


Outros meios de transporte
O Prefeito contratou a Coppe/UFRJ para fazer um estudo sobre o transporte público coletivo. Apesar das informações de que o estudo iria apresentar análises de todo o trânsito da cidade, os engenheiros apresentaram somente os dados do transporte coletivo por ônibus.

Como ficam os outros meios de transporte: mototáxi, barcas, charretes, táxi, bicicletas? Quais serão os novos itinerários dos ônibus? Quais serão os novos horários? Haverá baldeação? Qual será o impacto no trânsito do Centro da cidade?

O estudo foi feito em 2010 e só o recebi em agosto de 2011, não podendo analisá-lo!!! Vários convites foram feitos ao assessor do Prefeito, responsável pelo trânsito, para que explique às comunidades as mudanças. Até agora não houve nenhuma resposta.


Passageiro Cidadão?

No dia 15 de junho o Prefeito instituiu o Programa Passageiro Cidadão, cuja verba não consta no orçamento do município deste ano, como afirmou o secretário de fazenda, Fernando Argolo, no dia 11 de agosto, na reunião da Comissão de Finanças da Câmara.

Por que uma ação tão abrangente não teve o planejamento detalhado?

Qual o motivo da pressa?

O Passageiro Cidadão contempla apenas os moradores do município. Uma cidade litorânea como Angra recebe frequentemente pessoas de outros municípios, o que movimenta sua economia.

Como o senhor, prefeito, vê estas pessoas?

O Ministério Público requisitou ao prefeito informações sobre o programa!!!

Aliás, a Constituição de 88 diz que compete ao Prefeito, sempre através de licitação, a prestação de serviços de transporte coletivo.

Senhor Prefeito, quando foi feita a licitação em vigor?


Em campos...
Desde 2008, o Programa Passageiro Cidadão funciona na cidade de Campos e, segundo a população da cidade, a qualidade do transporte só piorou. Se em Angra a qualidade do é o que é... imagina como ficará?

No dia 19 de setembro, será realizada no Plenário da Câmara, às 16h, uma Audiência Pública sobre Transportes. Não deixe de participar! Vamos, juntos, reivindicar os nosso direitos.

Sou a favor de que tudo seja acessível a população: transporte (todos eles), alimentação, moradia, educação, saúde,... Mas, com qualidade!


Prefeito, não só eu preciso destas informações, mas a população também!!!!!!!

Nenhum comentário: