quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reflexões sobre a Conferência Municipal de Saúde


A composição do Conselho Municipal de Saúde é decidida nas Conferências Municipais. Se você deseja sugerir alguma modificação nesta representação, ou se você deseja apoiar a manutenção desta representação, de qualquer forma você precisa se organizar junto à sua categoria para PARTICIPAR DA PRÓXIMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL NOS DIAS 27 e 28 de MAIO.
Precisamos mobilizar os trabalhadores do SUS. Esta é uma excelente oportunidade para discutirmos e aprovarmos propostas de desenvolvimento de recursos humanos, da educação permanente para o SUS e outras que defendam e fortaleçam o Sistema Único de Saúde.
Geralmente, cada Unidade de Saúde ou Serviço de Saúde tem uma vaga de representante dos trabalhadores. Este representante tem que ser escolhido em encontro específico dos trabalhadores de saúde da unidade, SEM INTERFERÊNCIA DA CHEFIA IMEDIATA, ou seja, NÃO É INDICAÇÃO DO GESTOR NEM DA CHEFIA!!!
Chamo todos os trabalhadores de saúde para se mobilizarem, promoverem discussões com suas equipes e levantarem propostas para serem levadas para a Conferência.
Conversem sobre este desenho de representação dos delegados na Conferência, escolham o colega que melhor possa expressar os sentimentos de TODOS!!!
Tem que ser um servidor que se comprometa em não faltar à conferência e se comprometa em votar com os trabalhadores.
Na última conferência, a participação dos delegados de trabalhadores foi pouco significativa e alguns esperavam o gestor votar para acompanhar o voto. Precisamos mudar este cenário!!!
Fiquem atentos e articulados para garantir uma boa representatividade de todas as categorias funcionais!!!
Vocês acham que um representante por Unidade de saúde é bom???
Alguém teria outra proposta???
Lembrando que a representação de delegados na Conferência deve obedecer ao critério da paridade:
50% - usuários (aqui entram os sindicatos gerais, ex. metalúrgicos, vigilantes)
25% - gestores e prestadores de serviço
25% - trabalhadores de saúde
Se a conferência for planejada para 200 delegados, temos 50 vagas para trabalhadores de saúde.



Por enquanto vamos:
  • ampliar a discussão da composição da Conferência,
  • buscar informações sobre a participação dos seus representantes no CMS
  • discutir propostas,
  • mobilizar os trabalhadores...

Até a Conferência!

Um comentário:

Anônimo disse...

A ANATEL ESTEVE OU AINDA ESTÁ EM ANGRA PARA VERIFICAR IRREGULARIDADES NA TV CÂMARA É EM SUA PROGRAMAÇÃO, É QUE A TV CÂMARA TEM COLOCADO EM SUA PROGRAMAÇÃO MATÉRIAS QUE NADA TEM A VER COM TRABALHO PARLAMENTAR COMO; BINGO NA PRAIA, DIVULGAÇÃO DO EXECUTIVO, FESTAS, SHOWS E ATÉ FESTAS DE ANIVERSÁRIO DE VEREADOR, ETC.. O QUE SAI TOTALMEWNTE DO PROPÓSITO DO QUE DETERMINA A LEI QUE DISPONIBILIZA O CANAL DO LEGISLATIVO, TAMBÉM O FATO DO CANAL NÃO PASSAR A PROGRAMAÇÃO DA TV ALERJ O QUE DEVERIA ESTAR ACONTECENDO DESDE SUA IMPLANTAÇÃO COM DETERMINA A LEI.