quinta-feira, 24 de março de 2011

IBAMA e INEA destacam falta de projetos da Prefeitura para o Parque Mambucaba


 
 
 

O Plenário da Câmara Municipal foi palco, na manhã desta quinta-feira, dia 24, de mais uma reunião da Comissão de Finanças, Orçamento, Saneamento, Habitação, Obras e Serviços Públicos e dos Direitos do Trabalhador e do Consumidor da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Leandro Silva, Parente e Dr. Ilson Peixoto. Dezenas de moradores compareceram para discutir, junto aos órgãos ambientais, o legislativo e a Prefeitura, os alagamentos no Parque Mambucaba. A reunião contou com a presença, além dos vereadores da Comissão, dos vereadores Dr. José Antônio, e Cordeiro e as vereadoras Lia e Vilma dos Santos.

De acordo com o chefe do escritório regional do IBAMA, José Augusto Morelli, a pefeitura de Angra não apresentou nenhum projeto para amenizar o problema da comunidade.

- Vários estudos foram realizados pela prefeitura, em 2009. Pedimos então que ela apresentasse o projeto. Havia, inclusive, um acordo entre o Ibama e a governo  municipal de que a licença seria dada o mais rápido possível. Mas, com a troca do secretário de Meio Ambiente, as discussões foram encerradas e o Ibama nunca mais foi procurado. Não recebemos sequer um telefonema. Tempos depois fomos procurados pelo executivo para que o Rio Japuíba fosse desassoreado, e eu disse: esqueceram o Rio Mambucaba? -, salientou Morelli.
Júlio Avelar, o superintendente do INEA, reforçou que a solução para os alagamentos no Parque Mambucaba não é fácil nem barata e depende de um esforço entre os poderes.
- A solução é técnica, a decisão é política. O que eu tenho é um processo de 2008 da prefeitura para desassoreamento do Rio Mambucaba. Nós não temos projetos executivos e não trabalhamos com intenções.  A prefeitura foi notificada no dia 2 de março e, se não houver resposta, o processo será arquivado -, salientou.
Os representantes da Prefeitura, Cássio Veloso, subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Grande, subsecretário de Meio Ambiente, Vingler Martins, subsecretário de infraestrutura da Secretaria de Obras, Silas Gonçalves, subprefeito da Região Sul, narraram as ações do executivo, mas em momento algum rebateram a informação dos órgãos ambientais.

De acordo com o Dr. Ilson Peixoto, ficou claro que as soluções estão nas mãos da Prefeitura.

- A solução é fazer obras decentes e não fazer a mesma obra 4, 5, 6 vezes sem resultado, como foi feito na Rua 26. A prefeitura tem que colocar o Parque Mambucaba como prioridade, assim como fez com a Carioca e outros lugares de Angra -, ressaltou o líder da oposição na Câmara.

O presidente do Legislativo angrense, Dr. José Antônio Azevedo, disse ao final do encontro que é necessário que a Prefeitura dê informações sobre os projetos para o Parque Mambucaba.
- O IBAMA e o INEA disseram que a prefeitura não tem projeto e ninguém do executivo contestou, ninguém disse nada. Nós esperamos que na próxima reunião a prefeitura apresente os projetos, porque se não nós, vereadores da base, vamos ficar de cara grande novamente. Deixo aqui um dever de casa para o executivo -, afirmou.
A próxima reunião da Comissão sobre os alagamentos do Parque Mambucaba acontecerá no dia 7 de abril, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal.

Nenhum comentário: