sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Moradora relata descaso e irresponsabilidade no Centro Odontológico do Parque Mambucaba


Relato da comerciante Andrea, por email, ao vereador Dr. Ilson Peixoto, no dia 04 de janeiro de 2011.

"Primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo seu trabalho, pois tive a oportunidade de atestar seu empenho na última enchente aqui na Rrua 26.
Sou  de MG e hoje sou moradora e comerciante no Parque Mambucaba ha 1 ano, e no último dia 27 /12 fui procurada por um rapaz que fotografou os comércios da minha rua a seu pedido e posteriormente vi a matéria publicada no Angra News e me interessei pelo  seu blog.
Um fato recente me aconteceu no posto de odontológico e achei oportuno termos essa conversa, pois sinto que estou falando com o representante certo do povo.
No começo de Novembro/2010 procurei atendimento no centro odontológico do posto de Mambucaba com dores fortíssimas, pois uma obturação infiltrou e rompeu deixando exposto o nervo do dente. Foi colocado um curativo e voltei pra casa. O atendente de plantão me disse que o meu caso era tratamento de canal e que eu deveria me cadastrar e aguardar na fila para conseguir o tratamento. Procurei o outro módulo para me cadastrar e já fui avisada que seria muito difícil pois a fila era longa e atendimento não seria possível determinar data pois o equipamento do centro odontológico estavam com vários problemas e a maioria  quebrados (fui atendida numa cadeira torta e que não levantava, mas era isso ou nada). Os dentistas estão trabalhando em situação  difícil. Num segundo atendimento a área da raiz foi atestada que estava exposta e foi preenchida lateralmente. Nesse dia me foi falado que ali só seria tratado urgências e que eu teria que ter um agendamento, a raiz exposta não me deixava comer nada nem muito quente e nada de gelado(procurei atendimento pois estava me alimentando de canudinho), se isso não for urgência não sei o que pode ser.
Mas o fato que me fez escrever esse email, foi o fim do meu silêncio terminantemente. Uma senhora que estava de plantão no dia 31/12/2010 que estaria de plantão 24 hs me atendeu numa rispidez inacreditável. Palavras dela:
"Não posso fazer nada por você,você vai ter que procurar um dentista!"
"Seu caso não é canal não,é só uma retração gengival,só tratamento a laser em clínica particular que resolve."
" Vou fazer uma cobertura,mais é só paleativo tá?Não vai durar nada,aliás, vai cair ali na esquina de novo, você tem que procurar um dentista,como eu disse não posso fazer mais nada por você!"
Enquanto ela fazia o "paleativo" abria minha bochecha com força dando uns trancos de vez em quando. Não sei qual o problema particular dela, mas sai de lá com mais dor do que entrei. Ontem o óbvio acontenceu: a cárie atingiu o nervo e as 02:00 da manhã procurei o Posto Odontológico do centro de Angra com uma dor no lado esquerdo do rosto insuportável, doía até o ouvido, debaixo de chuva e pista escorregadia. Finalmente assim que cheguei fui atendida, meu dente foi aberto e foi extraído  os nervos (pré-canal), coisa que deveria ter sido feita no meu primeiro atendimento,que não foi constatada como urgência.
Meu interesse nesse email não é conseguir nada a meu favor, mas eu tenho certeza que outros pacientes vêm sendo tratados desta forma humilhante,alguém tem que falar! Ouvi várias vezes que eu deveria procurar um dentista particular! Ora, isso é a mesma coisa que chegar no hospital do governo com um corte enorme e o médico me dizer: Olha vou pôr um Bandaid PALEATIVO e você amanhã procura um médico particular!
Não tenho nenhuma queixa do hospital, aliás ja precisei de atendimento,inclusive se não me falha a memória o Sr já me atendeu com um corte no supercílio e me medicou, fui muito bem atendida.
Achei melhor te mandar uma mensagem, imagino que deve ser muito ocupado.Obrigada por me ouvir.
Abraços,
Andréa."

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza esta voz que estava silenciada vai ecoar ... Vc falou com o vereador certo!!!