Neste sábado, dia 18, o Dr. Ilson Peixoto se reuniu com cerca de 40 moradores da Vila Histórica para ouvir quais as suas necessidades. Durante o encontro, o parlamentar agradeceu a população por ter sido eleito representanto do 4º Distrito e falou sobre a realidade enfrentada por um vereador, ainda mais quando ele faz parte da oposição.
Os moradores da Vila Histórica reclamaram das más condições de preservação da igreja do bairro e expuseram os transtornos causados pela interdição do prédio. Devido a este quadro, as missas estão sendo realizadas em uma barraca montada em frente à igreja. A população também enfatisou que sua preocupação transpassa questões religiosas, já que o prédio é uma construção centenária que está reindo, sem que nada seja feito para mudar este cenário.
Outra questão que preocupa a população é a transferência do batalhão de polícia de Mambucaba para a Japuíba. Segundo os moradores, isto possibilitaria o aumento da violência na região. A falta de médicos no posto de saúde também foi apontada como um problema enfrentado pelos moradores do bairro, que muitas vezes tem que percorrer grandes distâncias ou até custear consultas particulares para ter atendimento médico.
Um comentário:
Caro Vereador, meu nome é Fernando Miguel, sou angrense, filho de família angrense e apaixonado por esta cidade. Sou arquiteto e urbanista formado pela Federal Fluminense, sou conselheiro de Cultura eleito pela setorial de Patrimônio Histórico e sou tb co-autor do projeto de restauração do Convento de São Bernardino de Sena que no momento depende de acordos com a ordem franciscana para a assinatura de contratos de cooperação técnica e autorização, exigidos pelo Iphan. Na conclusão desse projeto obtivemos um conhecimento que nos incentivou a ampliar nossa atuação a demais patrimônios que são tratados de maneira inadequada pelo despreparado e desqualificado departamento de Patrimônio Histórico (agora na hierarquia da TurisAngra). Tenho algumas informações sobre a igreja de Mambucaba: Existe um projeto de 2005, aprovado pelo Iphan e dependendo de alguns documentos dos Proprietários da edificação para ter a aprovação definitiva na Lei Rouanet. SE tiver interesse eu passo o telefone da arquiteta responsável pelo projeto. Acredito que um pouco de articulação possa fazer a obra acontecer.
Gostaria muito, se for possível, de marcar uma reunião com o senhor para que possamos falar de assuntos ligados ao patrimônio histórico cultural e artístico de nossa cidade. Tenho planos, idéias e projetos, mas percebo ser pouco levado a sério pela Cultuar e pela TurisAngra (os quais já tive a oportunidade de reunião).
meu e-mail é arqnandomiguel@hotmail.com
venho até o senhor, principalmente por ver muita coisa errada sendo feita com o nosso patrimônio por pura falta de conhecimento técnico e de vontade política.
grande abraço.
Postar um comentário