Na noite de quinta-feira, dia 5, a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Nessa cerimônia figuras femininas de destaque foram agraciadas com a Medalha de Mérito Benedita Maria da Guia Jorge. O Dr. Ilson Peixoto entregou esta medalha a três lutadoras que, apesar de terem histórias distintas, trilharam o mesmo caminho de luta e perseveransa.
A entrega das medalhas aconteceu no Teatro Municipal Câmara Torres e homenageou a deputada estadual Inês Pandeló, Presidente da Comissão Permanente dos Direitos das Mulheres da ALERJ, Terezinha Maria Silva de Melo, membro da coordenação da Comunidade Católica da Santíssima Trindade, na região da Japuíba, e Dna. Maria Lindalva da Costa, de 71 anos, do Parque Mambucaba.
- Esta cerimônia só é importanta porque ela simboliza a mulher batalhadora e lutadora. Todos nós sabemos que, na verdade, é a mulher que recebe as maiores cobranças na nossa sociedade, seja na sua atuação no ambiente familiar ou no trabalho. Se não fosse este simbolismo não teria sentido a participação dos vereadores, porque flores e medalhas não servem para demonstrar toda esta garra feminina. Mas apesar de acreditar que estes objetos não são suficiente para valorizar toda a questão feminina, fiz questão de participar desta solenidade por ela ser uma forma de agraciar algumas das inúmeras mulheres de destaque que vivem no nosso município - afirmou o dr. Ilson Peixoto.
Quando foi a vez do Dr. Ilson entregar a medalha para as três mulheres que indicou, o vereador fez questão de descer do tablado para poder homenagear Dna. Lindalva, que não pôde subir no palco devido às condições debilitadas que ficou após sofrer um derrame. Esta senhora de fibra se emocionou ao ser aplaudida, mas se controlou para não chorar na frente de tanta gente.
Já Terezinha de Melo, que considera seu trabalho com ervas medicinais seu principal trabalho, não escondeu a felicidade ao ser homenageada e estampou um largo sorriso enquanto recebia a medalha de mérito.
A grande surpresa foi a quebra de protocolo da cirimônia, quando assessores do Dr. Ilson Peixoto e alguns membros da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam) subiram no palco cantando parabéns para a deputada estadual Inês Pandeló.
- Me sinto muito honrada em receber esta homenagem e junto com isto ser parabenizada pelo meu aniversário, que apesar de já ter passado, foi lembrado com tanto carinho. Esta dupla homenagem, num dia tão especial como este é tocante. Receber esta honraria, como o nome desta mulher que foi eleita vereadora antes mesmo de eu nascer é ainda mais especial - disse Inês Pandeló no fim da cerimônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário