domingo, 22 de março de 2009

Confusão no Serviço de Pronto Atendimento

Na matéria Funcionário do SPA e do PAI pedem ajuda, este blog havia falado sobre as denúncias de assédio moral que funcionários do SPA e do PAI estavam fazendo contra a administração destes órgãos. Esta semana mais uma funcionária fez esta alegação, só que desta vez a vítima abriu um processo administrativo na Prefeitura e fez um registro de ocorrência na 166ª DP.
Para maiores informações leiam a matéria publicada no site Notícia Pescada.

Confusão no Serviço de Pronto Atendimento
Uma zeladora registrou na delegacia de Angra dos Reis uma queixa-crime contra uma profissional pertencente ao corpo administrativo do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Municipal, no Centro. Em relato na delegacia, a trabalhadora afirmou estar no quarto mês de uma gestação de alto risco, controlada por medicamentos e com restrições físicas - como o impedimento de carregar equipamentos pesados. Ela informou também que a direção do centro especializado sabia do impedimento e que na segunda-feira, mantinha a rotina de trabalho, quando sentiu dor na região da barriga e se sentou para descansar. Neste momento, uma diretora do SPA argumentou em voz alta que haveria tanta coisa para fazer e ela estava sentada. A funcionária disse que continuou sentada e questionou o motivo pelo qual a chefe estava "gritando". Foi quando, segundo ela, a mulher a teria ofendido pela condição financeira em um sonoro "se você não quer limpar, minha filha, estudasse, pra não ficar limpando".Na terça-feira foi aberto um processo administrativo (nº. 5754) na Prefeitura e na quinta-feira feita a ocorrência na 166ª DP. A Subsecretaria de Comunicação do Governo Municipal informou que a profissional acusada negou qualquer tentativa de agressão a zeladora, afirmando apenas que solicitou a funcionária que voltasse ao trabalho, sendo desacatada posteriormente porque a mesma teria se sentido ofendida com a situação.O caso será avaliado pela Fundação de Saúde, com a convocação das funcionárias envolvidas e testemunhas do fato.
Fonte: Notícia Pescada

16 comentários:

Anônimo disse...

Neste acontecimento não se quer uma virgula acrescida, todo o relato da funcionária sobre maus tratos ocorreu, a agressora já é conhecida por sua falta de educação e preparo para lidar até com animais quem dirá pessoas. O fato aconteceu em meio a muitas pessoas. E mais na unuidade a chefia que continuana voz da Gerante de Enfermagem, ja espalhou terror dizendo que a mesma terá seu castigo não retornando para a mesma unidade e disse mais que já conseguiu se livrar de dois mais anda faltam alguns funcionários para colocar a disposição.
Segundo sabemos a tal agressora já está em outro lugar, provavelmente para infernizar a vida de outros e o adiministrador senhor Altamiro fez de tudo para evitar que a funcionária agredida desse queixa

Anônimo disse...

Sobre o comentário acima quero dizer que é de se esperar que o administrador Altamiro fizesse de tudo para que a funcionária não abrisse BO, pois ele próprio está sofrendo um processo administrativo por assédio moral junto com a diretora de enfermagem Maria Aparecida Carrara por terem trancado uma enfermeira na sala da administração e terem submitido a mesma a situação de humilhação. A enfermeira também está afastada, pois apresentou pico hipertensivo após o intenso estresse emocional a qual foi submetida. Há várias testemunhas do episódio.
Como alguém pode estar física e emocionalmente bem após ser submetido a uma situação destas?

Anônimo disse...

E por falar no caso da enfermeira vamos lembrar o acontecido a enfermeira uma passoa com perfil profissional exemplar, foi assediada moralmante através de ameaças, humilhações e acusações para a gerente de enfermagem Sra Cida Carraro, Sr Altamiro o tal adiministrador nossa enfermeira estaria organizando um motim contra eles, pois segundo os mesmos a razão pelo qual os auxiliares de enfermagem estavam se negando a fazer o transporte do material colhido para exame motivados ppela enfermeira em questão! Ora, como é bom saber que vcs não são somente incapazes e ditadores, são também burros, pois a equipe de auxiliar desse posto são pessoas bem informadas e sabem muito bem quais são suas atribuições, não precisam decomando.
Por conta de tudo isso nossa enfermeira ficou nervosa, fez pico hipertensivo como pode constatar o boletim de atendimento, foi medicada e afastada e nodia seguinte entrou com um processo contra os dois elementos, porque situações como estas não podem ficar impune. Ao voltar ao posto para informar que a licença médica teria sido prorrogada foi avisada pelo Altamiro que estava a disposição. parece piada, eles passaram dos limites e ela que vai ser punida? A Enfermeira Aparecida conta como certa a saida da enfermeira da unidade, mas as coisas não são assim! Queremos nossa Enfermeira na unidade, ela não fez nada, está sendo perseguida e o Sr Edison disse para o Vereador que esse tipo de estratágia adiministrativa não é a linha da secretria, então se há alguém para sair são eles Altamiro e Aparacida que somente tem servido para aborrecer os funcionários.

Anônimo disse...

Sr secretario eu li a entrevista concedida ao Tribuna livre e lá ao ser questionado sobre seu perfil privatista o Sr diz que não é por ser público que tem que ser ruim! Pois bem primeiramente quero lhe dizer que esse modelo de gerencia que o Sr impõe já está ultrapassado, pois há muito vem se trabalhando a administração em uma linha mais flexivel, digo isso devido ao fato do Sr querer impedir que funcionários das UNIDADES 24 hs fazer horário para descansar as pernas. O Sr sabe que para um colega descansar o outro tem que trabalhar dobrado? Não se sabe também que muitos dos seus funcionários trabalham em instituições públicas acreditadas e nessas a carga horária é de 30 horas, com direto a folga de aniversário, folga mensal e folga de festa. Isso quer dizer que para que um colega descanse um plantão o outro se responsabiliza por alguns mais, o funcionário trabalha satisfeito, o numero de atestado diminui, pois ninguém quer perder sua folga e a produtividade aumenta. Como o Sr pode ver não é explorando o funcionário, perseguindo ou fingindo que não está percebendo que vai conseguir melhorar a qualidade no serviço, mesmo porque o problema do Pronto atendimento do Centro não está nos funcionários, mas no espaço fisico inadequado, no fato de ser central e por ser unidade de alta resolutividade e agora somado a isso administração incopetente que ao invés de fazer parceria com os funcionários para melhorar, espalha a discórdia, discrimina e persegue.´Eu pessoalmente acho o Sr dotado de grande potencialidade, já pensou se seus poderes fossem usados para o bem?

Anônimo disse...

Queremos nossa enfermeira Amanda de volta, é um absurdo a chefia de dizer que vai colocá-la a disposição, ela não fez nada de errado, só estava tendo uma postura ética e apresentando a sua opinião. Mas, pelo visto, pra chefia dar a sua opinião é crime inafiançável.

Anônimo disse...

Concordo com o colega nossa enfermeira tem que voltar porque não fez nada de errado. Queremos nossa enfermeira no posto, aliás quero aproveitar e falar entre as poucas coisas boas que o SPA/PAI tem são as enfermeira com exceção da Aparecida Claro que é que chamamos de enferneira

Anônimo disse...

Uma enfermeira disse: " A Amanda é uma tapada que pensa como auxiliar!"
Primeiro eu gostaria de saber como auxliar pensa? segundo quero dizer que eu adoraria ser tapada como a Amanda, pois ela é formada pelo Fundão, mérito que não lhe pertence!
Amanda, não se preocupe , nada do que disserem vai tirar seu mérito, chefias não são, apenas estão!

Anônimo disse...

Se eu fosse a Elisângela, abriria um outro processo de assédio moral, desta vez contra o Sr Altamiro que na intenção de demove-la do propósito ligou para a casa dela e vejam só, novamente a assedio moralmente quando lhe disse, se vc abrir um processo, voce sabe que poderá ganhar ou não!
Isso é uma ameça ser Altamiro?

Anônimo disse...

Infelismente tenho que escolher a opção anônimo, mas não é porque sou covarde, mas porque sei que uma vez identificada, serei perseguidae o pior com o aval do Secretario, que se faz de inocente, mas sabe de tudo o que está acontecendo. Dr Adilson, mude de tática, essa não irá melhorar o sistema de saúde!

Anônimo disse...

Queremos aproveitar o espaço que esse blog oferece para agradecer o Dr Ilson por seu interesse em nos ajudar, graças ao seu empenho pudemos manifestar toda indignação com as situações de perseguição e assédio moral que alguns de nós foi submetido, recebemos uma CI com um discurso melhorado, sinal de que há mudança de estratégia, fomos convocados para reunião onde já sabemos que uma série de medidas serão impostas, mas estamos cientes que cada administrador segue um modelo e mesmo não concordando, somos funcionários e temos nossas obrigações. sabemos também que as novas medidas não vão melhorar o sistema porque o problema é estrutural, mas não estamos aqui para fazer oposição, não é esse nosso papel e nem foi esse o objetivo que nos uniu. Contudo, queremos deixar claro também que conhecemos nossos direitos e não vamos admitir perseguição ou assédio moral, somos bons profissionais e continuaremos exigindo respeito.
O conflito nos uniu e fortaleceu e motivou a se juntar ao sindicato e lutar por melhores condições de trabalho, salario e valorização do profissional.

Anônimo disse...

Um hospital para ser acreditado exige uma pesquisa de clima onde se avalia o grau de satisfação do funcionário, pois a acreditação não julga somente o que a instituição oferece ao usuário, mas o que oferece ao funcionário, pois segundo essa lógica que se baseia nas novas diretrizes da administração o funcionário satisfeito produz mais. Que tal se nossos gestores deixassem de lado a teoria taylorista e se baseassem nos novos rumos da administração?

Anônimo disse...

Com relação ao comentário sobre o perfil privatista do Secretário de saúde quero participar dizendo que concordo com ele quando ele diz que o fato de ser público não tem que tornar ruim, mas acrescento que não é através de atitudes ditadores, desrespeitosas e exploradoras que se consegue colaboração para dar qualidade ao serviço!

Anônimo disse...

Sobre a enfermeira Amanda gostaria de acrescentar que além dela ter estudado na UFRJ, ela foi a primeira colocada do vestibular.
E mais, é uma ótima enfermeira que realiza uma Assistência de Enfermagem altamente qualificada e humanizada.

Anônimo disse...

Pelo visto, a superintendência só toma uma atitude quando a notícia vai para a televisão,isto mostra que eles só estão preocupados com a sua imagem, ou melhor com os votos. Espero que a população pense melhor na próxima vez!

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que as "obras emergiciais" do SPA/centro, foram só pra trouxa ver, pois quem tiver creditando na pinturazinha feita na entrada do prédio, deve pedir pra ver as condições do banheiro do primeiro andar, banehiro esse que é utilizado pelos funcionários. Sr. secretário, Sr. prefeito nos polpe de tanta "obra" ...

Anônimo disse...

Uma semana de reuniões e quero agradecer ao Dr Adilson, pois sabemos que ninguém passa de ditador a democratrico da noite para o dia. Isso melhora o clima, abre oportunidade para trocas e parcerias. O discurso usado pela gerente de enfermagem foi ameno e as propostas colocadas enfatizando a importância de todos no processo de construção de um novo modelo de atendimento para os SPAs. Para falar a verdade não acredito muito que dará certo devido a experiência que tenho do lugar e por saber que é tarde para mudar, ,as vamos tentar, pois caso a coisa funcione os maiores beneficiados seremos nós funcionários com a diminuição da demanda e o reordenamento do fluxo para seu canal oficial de entrada que são os ESFs
O Altamiro continua com a mesma arrogância, mas ultimamente está muito quieto, isso é bom, que ele fique pra lá, pois sua participação não enfluencia em nada, é só um tapado!
Logicamnte que muitas coisas mudarão para nós, mas concordamos em colaborar, pois como já dissemos somos profissionais!
Esperamos que tudo se encaminhe satisfatoriamente, mas há risco da população não entender e neste caso quem levará a rebordosa seremos nós, pois estaremos na linha de frente quando o barraco descer.