O vereador Dr. Ilson Peixoto esteve na última semana na Aldeia Indígena do Bracuí, acompanhado do vereador Cordeiro, do presidente do PT em Angra, Marcelo Oliveira e do assessor do Ministro Luís Sérgio, Zeca, para conversar com aquela população, que reclama da precariedade da infraestrutura local.
Segundo Ilson, que foi convidado pelo vice-cacique Domingos, os indígenas pedem melhorias no acesso, nas condições do campo de futebol, do recolhimento do lixo – que é de responsabilidade da prefeitura, assim como do transporte – realizado por Toyotas oferecidas pela FUNAI.
- Ele também nos chamou para mostrar a precariedade do posto de saúde, tanto pela péssima manutenção predial como pela falta de profissionais –, destacou Dr. Ilson, acrescentando que os agentes comunitários indígenas foram demitidos.
Segundo o vereador, cabe à prefeitura contratá-los pelo Convênio entre a FUSAR e o Ministério de Saúde. A grande preocupação dos índios é que aumentem os casos de doenças previníveis, como diarreia, desnutrição e mortalidade infantil.
O grupo que esteve na aldeia agendou para o dia 6 de fevereiro uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Amílcar Caldellas, para tratar destes e outros assuntos referentes à população indígena de Angra dos Reis.
- Vamos tentar conseguir uma cópia do convênio para saber as atribuições do Ministério da Saúde e da FUSAR e levar o prefeito na Aldeia -, ressaltou Ilson Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário