Moradores da região do Parque Mambucaba se reuniram com lideranças de Angra dos Reis a fim de discutir soluções para os problemas enfrentados pela comunidade.
A maior preocupação dos moradores é que com o início do verão e do período de chuvas aumente a incidência de casos de dengue na região. O temor da comunidade é que os imóveis de veraneio, que permanecem fechados no decorrer do ano, sejam locais de foco de dengue.
- A prefeitura precisa de ter uma ação respaldada por lei que garanta a fiscalização dos imóveis fechados. Não adianta fazermos a nossa parte se há várias casas que não sabemos em que situação estão -, reclamou o comerciante José Paulino.
A coordenadora de Vetores Biológicos da Fusar (Fundação de Saúde de Angra dos Reis) Michele Máximo ressaltou a preocupação do governo estadual de que ocorra uma epidemia em massa no estado do Rio de Janeiro. No município este temor também é real. Segundo ela no verão passado os casos de dengue registrados no Parque Mambucaba foram de pessoas que contraíram a doença em outros locais, isso porque não havia,até o momento, o registro de vetores da dengue na localidade. Porém, este ano já foram encontrados focos do mosquito na região.
De acordo com a coordenadora foram instaladas 120 armadilhas em diferentes locais do Parque. Uma vez por semana o conteúdo destes equipamentos é vistoriado e recentemente foi constatada a presença de óvulos de vetores.
- Optamos por não utilizar o fumacê na localidade visto que os índices de dengue no Parque são baixos. O fumacê é um recurso usado apenas em última instância, caso contrário, pode tornar os insetos resistentes –, destacou.
Conforme explicou Michele, 40% dos imóveis do Parque Mambucaba permanecem fechados durante a maioria dos meses.
- Pretendemos, através do Comitê da Dengue, conseguir uma regulamentação que permita a entrada da equipe de saúde nos imóveis fechados –, finalizou.
A previsão é que no dia 18 seja realizada outra reunião entre autoridades do município e a comunidade do Parque Mambucaba.
Fonte: Diário do Vale
Vale ressaltar que a reunião “Ação Verão”, realizada na Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Mambucaba, na segunda-feira, dia 31, foi proposta pelo vereador Dr. Ilson Peixoto, visando uma estação de paz e tranqüilidade aos moradores e visitantes do 4º distrito de Angra dos Reis.
Foram convidadas a participar do encontro a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Subprefeitura do Parque Mambucaba, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar, DNIT, Corpo de Bombeiros e a FEAM (Hospital de Praia Brava). A APRIMAPPA também marcou presença.
Um comentário:
Cade o secretário de governo?
Ele tem medo de se comprometer nas reuniões, poi sabe que o governo não cumpre nada.
Aperta ele na Tribuna Dr. Ilson ele está junto do Tuca brincando de governar Angra.
Postar um comentário