sexta-feira, 11 de novembro de 2011

APRIMAPPA vistoria obras nos Rios Mambucaba e Perequê

Na manhã desta quinta feira, dia 10, a APRIMAPPA convidou a Prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente e Obras e da Subprefeitura do Parque Mambucaba ,e ainda o INEA, para vistoriar as obras emergências nos Rios Mambucaba e Perequê para prevenção dos alagamentos e enchentes, pactuadas na reunião do dia 05/10  e iniciadas no dia 13/10. O objetivo foi monitorar o andamento das obras e verificar a qualidade técnica destas.
Das cinco ações emergenciais pactuadas, previstas e autorizadas pelo INEA, apenas duas já foram concluídas: a Desobstrução junto a ponte da BR 101 sobre o rio Mambucaba e a Remoção dos restos dos tubulões no rio Perequê no trecho de acesso ao Hotel do bosque)..
Restam ainda 3 ações:
  1.     O Desassoreamento no rio Perequê junto a ponte do hotel do Bosque e jusante dos tubulões retirados até o encontro com o rio Mambucaba (Dragagem do material decantado no leito do rio, com utilização de escavadeira hidráulica 320 e draga de pequeno porte, com extensão de 175,00 metros e volume de 6.000,00 m³)obs.: O material será depositado na área licenciada para depósito de resíduas de construção e demolição situada no próprio bairro.
  2.     A limpeza dos canais de drenagem urbana (Limpeza periódica de todos os canais de drenagem, 4.150,00 metros de extensão, utilizando mão de obra operária e equipamentos mecânicos, escavadeira hidráulica 320) obs.: O material removido será depositado nas próprias margens dos canais.
  3.     Correção angular do trecho final  do canal 5 no deságue no rio Mambucaba (mudança para correção de drenagem, 90,00 metros, que deságua no Rio Mambucaba, suavizando a sua curvatura para que a mesma flua em direção do curso do rio, utilizando escavadeira hidráulica 320) Obs.: O material  removido será relocado de uma margem para outra dos canais, ou seja: não haverá remoção de materiais.
A finalidade das intervenções emergenciais propostas e pactuadas é a melhoria nas condições de escoamento dos rios.
Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos sob a supervisão e orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e ainda sobre a fiscalização e autorização do Instituto Estadual do Ambiente – INEA.
Verificamos ainda que juntamente com a subprefeitura do Parque Mambucaba estão sendo realizadas algumas ações extras que não estavam previstas na pactuação, como o desassoreamento do rio Perequê junto a cachoeira e em outros trechos ao longo do rio, com duas finalidades: 1) melhorar  as condições de escoamento do rio e 2) correção dos desmoramentos da estrada junto a margem do rio Perequê.
Desdobramentos da Vistoria:
1. O Técnico do INEA que esteve presente a vistoria, fez uma análise e estará elaborando um relatório sobre o andamento das obras até o momento, a APRIMAPPA tentará ter acesso a este relatório tão logo esteja pronto.

2. A obra realizada na ponte junto a BR 101 no rio Mambucaba está dentro do acordo pactuada e verificamos (embora informalmente) que o nível do rio Mambucaba baixou em cerca de 0,60 cm depois da mesma.

3. A obra de retirada dos restos dos tubulões junto a ponte do hotel do bosque no rio Perequê, atende em parte a pactuação, tendo em vista que pouca diferença se nota após a mesma, sendo necessária uma intervenção maior naquele local.

4. A obra extra de desassoreamento em outros pontos ao longo do rio Perequê contribui para o melhor escoamento do rio, porém geram duas preocupações imediatas:

a) O material retirado do rio e colocado na margem para recuperar a estrada poderá em caso de uma chuva forte ser levado de volta para o rio gerando uma obstrução maior, tendo em vista que está como terra solta;

b) A melhoria no fluxo do rio Perequê, aumentou significativamente o volume e a velocidade da água descendo o rio, a preocupação é que em caso de chuva forte esse volume e velocidade maior do rio ao chegar a ponte do hotel do bosque poderá não encontrar vazão suficiente, pois, neste local o rio se transforma em dois cais estreitos, que poderá gerar um alagamento ainda maior e mais rápido naquele trecho.

5. A secretaria de meio ambiente, de Obras e a Subprefeitura ficaram de ver a possibilidade de plantio de vegetação (reconstrução da mata ciliar) na margem do rio Perequê nas obras extras para tentar solucionar o problema.

6. A APRIMAPPA vai aguardar o relatório técnico do INEA sobre esse problema para se posicionar a respeito.

7. Quanto a situação da ponte junto ao hotel do bosque, a APRIMAPPA já sinalizou para a os representantes da secretaria de Obras que estará solicitando junto a mesma a construção de outra ponte no local e a liberação da “ilha” construída artificialmente naquele local pela prefeitura, isto em caráter de urgência, para liberar o escoamento do rio Perequê afim de evitar um alagamento maior naquele trecho. Podemos afirmar que a prefeitura hoje tem ciência que os moradores daquele trecho correm um risco hoje maior de alagamento dos que os últimos ocorridos.

8. A secretaria de Meio Ambiente e de Obras se comprometeram a concluir as outras 03 obras que ainda faltam fazer o mais breve possível, já que tem autorização para as mesmas e que são de relevante importância para o contexto da pactuação.

Participaram da Vistoria:

Dr. André, Profª Mariama, Pedro, Ângelo e Andrea pela APRIMAPPA
Profª Euzair – Coordenadora de Gabinete P. Mambucaba - Mandato do vereador Ilson Peixoto.
Representes da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis:
Pastor Silas – Subprefeito do Parque Mambucaba.
Fernando Seixas – Engenheiro Civil – representando a Secretaria de Obras
Alan Bernardo – Representante da Secretaria de Obras
Hilthon Marcos Braga Junior - Engenheiro Civil responsável pelas obras emergenciais nos Rios Mambucaba e Perequê
Wally Paz – Representando a Secretaria de Meio Ambiente
Fernando Lardosa – Representando o INEA

 
Fonte: Blog da APRIMAPPA

Nenhum comentário: