quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Moradores cobram respostas para os alagamentos do Parque Mambucaba


A APRIMAPPA (Associação Pró Rios Mambucaba e Perequê na Prevenção dos Alagamentos) realizou na noite de ontem (5), no Parque Mambucaba, uma reunião pública para avaliar os desdobramentos da Audiência realizada em junho, pela Câmara de Vereadores, a fim de encontrar soluções para os alagamentos que, frequentemente, acometem o bairro.
Participaram do encontro o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas – que representou o prefeito, José Morelli (IBAMA), Júlio Avelar (INEA), Francisco Livino (ICMbio), assim como parlamentares e a população local.
O Secretário de Meio Ambiente informou à comunidade que na próxima quinta-feira, dia 13, será dado início às obras emergenciais para a solução dos alagamentos, obras estas que foram discriminadas pelo superintendente do INEA, Júlio Avelar:
- O processo das obras, aberto nesta terça (4) pelo Prefeito, recebeu licenciamento do INEA hoje (5) e contempla a desobstrução dos escombros junto a ponte da BR-101, remoção dos restos dos tubulões no Rio Perequê no trecho de acesso ao Hotel do Bosque, desassoreamento no local e jusante dos tubulões retirados até o encontro com o Rio Mambucaba, limpeza dos canais de drenagem urbana e a correção angular dos trechos de drenagem urbana no deságue no Rio Mambucaba -, explicou Júlio, acrescentando que estas obras não tem o poder de solucionar os alagamentos, apenas de minimizá-los.
Avelar informou ainda que a Secretária do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, solicitou a contratação de projetos para o controle de enchentes em Angra dos Reis.
- Uma equipe foi enviada ao bairro do Parque Mambucaba para uma vistoria. O INEA está trabalhando na elaboração de um termo de referência para a contratação de projetos de controle de enchentes dos rios do município -, contou o superintendente.
Para o Presidente da APRIMAPPA, Ângelo Márcio, a reunião foi muito positiva e causou grande expectativa nos moradores.
- Conseguimos a adesão da comunidade e tivemos compromissos concretos por parte da Prefeitura e do INEA. Além disso, foi assinada, pelos órgão federais e estaduais, Executivo, vereadores, empresas e demais entidades, uma carta de intenção. Mas, só vamos ficar satisfeitos quando o problema for de fato solucionado -, disse.
Ângelo ainda lamentou a ausência do Prefeito, que pela segunda vez deixou de se reunir com os moradores do bairro.
- Isso nos deixa muito apreensivos. Será que o projeto do Parque Mambucaba está na agenda política da Prefeitura? Se não estiver, nós, a comunidade, vamos lutar para o colocar -, ressaltou.
O vereador Dr. Ilson Peixoto parabenizou a APRIMAPPA pela organização da reunião e afirmou que continuará lutando, junto à Associação, em prol da população de Mambucaba.
- Estamos tristes e ao mesmo tempo alegres. As obras anunciadas poderiam ter sido feitas mesmo sem estudo e há muito tempo, diante deste orçamento milionário da Prefeitura. Eu rezo para que este cala boca sirva para alguma coisa. Parabenizo a APRIMAPPA por esta iniciativa e garanto que nossa luta pelo Parque Mambucaba não termina aqui -, afirmou Ilson.

Veja mais fotos:

Um comentário:

Anônimo disse...

Contamos com apoio do vereador para que enfim essas obras aconteçam e acabe de vez com os alagamentos no parque mambucaba, parabens pela presença na reunião do dia 05/10.
(Angelo Marcio-presidente da APRIMAPPA).