terça-feira, 19 de julho de 2011

Chefe do IPHAN presta informações sobre reforma da Igreja da Vila Histórica

O chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) da Costa Verde, o arquiteto Fábio Guimarães Rolim, esteve reunido na manhã de hoje (19) com a comunidade da Vila Histórica de Mambucaba para falar sobre as obras realizadas na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
O encontro, intermediado pelo vereador Dr. Ilson Peixoto, contou com a participação do Padre Antônio Carlos, representantes da comunidade católica e da associação de moradores, além de membros da Cultuar e da TurisAngra.
De acordo com Fábio, a previsão para a entrega das obras, custeadas pelo IPHAN, é no final do mês agosto.
- Recuperamos as esquadrias externas e algumas internas, trocamos quase que completamente o forro da Igreja, substituímos o madeiramento do telhado e realizamos uma reforma na parte elétrica -, informou.
Padre Antônio Carlos disse que mesmo com esta reforma, enquanto não for feita a recuperação do altar e for concluída a parte elétrica não poderá celebrar missa na Igreja.
- Enquanto o altar não tiver seguro e não houver luz para o povo não há condições de celebrar, afinal nossa missa é realizada aos sábados a noite -, disse.
Dr. Ilson Peixoto salientou que, com a autorização do IPHAN, é possível correr atrás para que a Prefeitura faça o restante da reforma necessária.
- É preciso destacar que a Prefeitura não tem projeto para a Vila Histórica. Aqui só são realizadas intervenções pontuais e eventuais, dependendo da ação dos atores que pressionarem -, destacou.
O gerente de patrimônio histórico da TurisAngra, Alonso de Oliveira, anotou as reivindicações dos moradores e prometeu levá-las ao Prefeito.
A comunidade espera que as obras sejam concluídas até outubro, quando celebrará sua padroeira Nossa Senhora do Rosário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero mais uma vez agradecer ao Dr. Ilson pelo apoio dispensado a nossa comunidade, principalmente à comunidade católica.A reunião aconteceu, cuja presença das autoridades competentes foi de responsabilidade da assessoria do vereador, foi bastante válida, visto que o representante da prefeitura de Angra se comprometeu a conversar com nossa prefeito e conseguir o término neessário da obra para que consigamos adentrar em nossa templo(Igreja Nossa Senhora do Rosário).
Obrigada,
Eliane.

Anônimo disse...

Ilson Peixoto,
Como cidadão fico me perguntando: como a prefeitura , eletronuclear patrocina a Festa Mambuarte , não que não seja importante , mas e a Igreja ??? Não é patrimônio cultural? A prefeitura, eletro patrocinam e a associação ainda cobra 800,00 por cada barraca. Gostaria de saber quais os valores dos recursos destinados para a realização da festa? TEM Geraldo Azevedo. Tem como saber o valor que a prefeitura tem gasto com a obra da Igreja?