Com a iniciativa do vereador Dr. Ilson Peixoto (PT), os moradores da Vila Histórica de Mambucaba participaram, na última quinta-feira (3), de uma reunião com representantes do Executivo Municipal e da Polícia Militar para tratar da segurança e trânsito no carnaval, uma vez que a localidade recebe um grande número de visitantes na ocasião.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Vila Histórica, Agnelo Mattos, no final do ano a região viveu uma situação de superlotação, que somada à falta de fiscalização da Prefeitura e da polícia, ocasionou episódios lamentáveis para a comunidade.
Segundo Dr. Ilson Peixoto, a reunião, em nível de participação popular, foi muito boa e, com a articulação do presidente da Associação de Moradores, contou com grande participação do Executivo.
- Não é a primeira vez que a gente fala sobre este assunto na comunidade. Estamos descrentes. A Prefeitura tem que criar um plano de serviços para a região, em parceria com a PM e outros órgãos, como o IPHAN -, ressaltou Dr. Ilson, acrescentando que o lixo é uma grande questão a ser resolvida, uma vez que os turistas saem da Vila Histórica e lá deixam os resíduos.
Para o Subsecretário de Governo e Defesa Civil, José Carlos Lucas, é muito importante o governo estar aberto para encontros com a comunidade, a fim de discutir questões tão importantes como a apresentada na reunião convocada pelo vereador Ilson Peixoto.
Além de Lucas, representaram o Executivo o Subsecretário de Transporte e Trânsito, Robson Andrade, a presidente da Fundação de Saúde de Angra, Maricelma Datore, o Secretário de Fazenda, Fernando Argolo, o Secretário de Esportes, Fabiano Delgado, o presidente da TurisAngra, Daniel Santiago e o Diretor do SAAE, Carlos Marcatti. Ainda marcaram presença o SubPrefeito da Região Sul, Silas Gonçalves, o Administrador Regional, Odias Figueiredo e o Capitão Anderson, da Polícia Militar.
Uma moradora, que participou da reunião, relatou por email a importância da reunião para a comunidade:
"Por intermédio do vereador Ilson Peixoto, nós moradores da V.H. tivemos a oportunidade de nos reunir com grande parte do secretariado do governo municipal, com o comandante da polícia militar e demais companheiros de outras associações para discutirmos principalmente sobre as ações e providências que devem ser tomadas para o feriado prolongado de carnaval, a fim de cessar a "baderna generalizada" que ocorreu no réveillon. Depois de alguns moradores se pronunciarem sobre as cenas presenciadas no réveillon, o comandante da polícia militar se posicionou orientando a comunidade a fazer a parte que lhe cabe, ou seja, entrar em contanto com o batalhão. A pergunta mais frequente foi de que forma a polícia agirá para não repetir os equívocos do ano novo, porém não percebi na resposta algo concreto em forma de ação. No entanto, hoje, dia 05/2 (dois dias após a reunião) vimos viaturas fazendo ronda pela comunidade com frequência e agentes de trânsito em maior número também estão nas ruas. Espero muitíssimo que esta ação se prolongue até o final do carnaval, e não seja algo somente para "calar a boca da comunidade" que esquece as coisas com facilidade. A reunião foi muito boa, primeiro que nunca viabilizaram uma reunião deste porte com tantas pessoas e secretarias presentes, assim como, nunca vi tantas pessoas da comunidade reunidas por um bem comum. Agradeço ao nosso sempre presente vereador e a todos que estiveram presentes lá."
Nenhum comentário:
Postar um comentário