Devido a uma manobra de testes na rede de abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (Saae) e da Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae), quatro bairros de Angra dos Reis estão sem água desde a última segunda-feira. As localidades do Morro da Caixa D´água, Glória I, Glória II e Morro do Carmo estão com o serviço interrompido.
- É uma vergonha nós moradores ficarmos dias sem água, e ficarmos passando sufoco nesse calor insuportável. Já estou desesperada, não dá para aguentar. A gente quer lavar uma louça, tomar um banho, lavar roupa, e não tem uma gota de água. E o problema maior é que ficar sem água nessa cidade já está virando rotina, principalmente em alta temporada, quando Angra está lotada de turistas e veranistas. Alguém precisa resolver isso para nós -, disse a dona de casa e moradora do Morro do Carmo, Luiza Alberta Rodrigues.
O comerciante Luiz Claudio Alves ressalta que não é a primeira vez que isso acontece no Morro da Glória II. Por várias vezes, Luiz precisou fechar seu estabelecimento devido às constantes falta de água no bairro.
- Verão é sinônimo de falta de água em Angra dos Reis. Como isso sempre acontece, a gente aprendeu a dar um jeito, e ir levando da maneira que podemos. Pego água em mina, na casa dos amigos, e dos parentes que moram em outros locais. Mas quando dura muitos e muitos dias não tem condição, então acabo tendo que fechar minha padaria porque não tem condições de manter aberta. E o jeito é esperar até eles resolverem -, destacou Luiz.
O proprietário de uma distribuidora de água no Morro da Caixa D´água conta que o transtorno no serviço aumentou em 30% o movimento da loja.
- Quando passam muitos dias os moradores não têm solução e precisam comprar água. E no nosso bairro é sempre a mesma coisa. Se tiver uma semana e meia com água caindo direto é um milagre, porque sempre falta, sempre sofremos com isso - disse o comerciante Marcos Fernados.
Apesar dos órgãos responsáveis pelo abastecimento de água no município afirmarem que o problema teve início nessa segunda-feira, moradores ressaltam que estão sem água há quase uma semana.
- Desde o último sábado não cai uma gota de água nas nossas torneiras. E isso não é a primeira vez que acontece não, é sempre assim, o ano inteiro. Quando chega o verão, momento em que mais precisamos, é que a situação fica mais critica ainda -, ressaltou o morador do Morro da Caixa D´água, Ramone Assis.
O Saae e a Cedae informaram que iam agilizar os serviços para normalizar o abastecimento até esta manhã, 28.
Fonte: Diário do Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário