segunda-feira, 14 de junho de 2010

RELATÓRIO DAS VISITAS DO VEREADOR DR. ILSON PEIXOTO ÀS UNIDADES DE SAÚDE DA BANQUETA, AREAL, SERRA D’ÁGUA E PONTAL

O vereador Dr. Ilson Peixoto visitou, no dia 18 de maio, o Posto de Saúde da Família (PSF) do Pontal, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Banqueta e Serra d’Água e a Unidade de Saúde do Areal, no Segundo Distrito de Angra dos Reis. A visita, feita com o objetivo de fiscalizar a qualidade do atendimento médico realizado nestas unidades, avaliou questões técnicas, estruturais e administrativas destes locais.

Em todas as unidades verificou-se que a falta de pessoal, de material técnico e de acomodações adequadas implicam diretamente na ineficiência dos atendimentos médicos.

Vale ressaltar que apesar de já ter sido feita licitação para compra de material de informática para todos os módulos, nenhum deles está informatizado.

Este documento relata as precárias condições em que os módulos de saúde destes bairros funcionam. Munido de fotografias e feito com base no depoimento de cidadãos e profissionais de saúde, este relatório visa fazer um alerta para a urgência da questão, que tem resultado direto na saúde da população.

AREAL – UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Rua Lavrador João Alves Filho s/nº - Morada do Areal
Tel.: (24) 3377-6206

A unidade não tem estrutura para atender as 1.280 famílias cadastradas. São aproximadamente 16.000 pessoas atendidas por mês, muitas vindas de outros bairros. Os funcionários acreditam que a solução seria a construção de novas unidades nas localidades vizinhas e melhorar as condições de atendimento da Unidade do Campo Belo.

O quadro médico é insuficiente e os profissionais responsáveis pelo atendimento estão com suas agendas lotadas, resultando em longos prazos para a realização das consultas, o que prejudica a população. São dois pediatras, dois ginecologistas, três clínicos gerais e um dentista. A unidade não conta com Núcleo de Apoio à Saude da Família (NASF) e assim como as outras visitadas não possui sistema de informatização.


fdfd

BANQUETA – ESF
Estrada da Banqueta nº 81 - Banqueta
Tel.: (24) 3368-5458

O posto foi inaugurado há menos de um ano, porém, a maioria das paredes encontra-se comprometida pelo mofo. Praticamente todas as salas encontram-se mofadas, o que implica em sério risco a quem tem problemas alérgicos e respiratórios. Segundo um funcionário, quando chove, percebe-se infiltração em várias paredes. O posto possui um dentista que realiza o atendimento por família e não por prioridade, o que desampara os que precisam do atendimento com urgência.

A unidade conta com um número reduzido de funcionários e possui um aparelho de ponto digital que não funciona. Além disso, chama a atenção o fato de uma unidade com poucos funcionários dispor desta tecnologia enquanto outras unidades maiores ainda utilizam o sistema de cartão. Os funcionários questionam onde estão os agentes de saúde concursados. Falta material básico como copo descartável. Os moradores do bairro reclamam da má localização, muitos moradores necessitam do transporte público para chegar ao local.

Importante destacar a louvável iniciativa da equipe local, que trabalha com um planejamento estratégico focado na parceria da comunidade, buscando demonstrar as possibilidades e o empenho da unidade pela qualidade da assistência prestada. A equipe faz ainda um importante projeto na área de dependencia química.


SERRA DÁGUA - ESF
Estrada Getulândia s/nº - Serra D’água
Tel.: (24) 3367-7316

A estrutura apresenta um sério problema estrutural: a rede elétrica. Devido a problemas na rede, há quatro meses a cadeira utilizada pelo dentista não funciona, o que impede que a população seja atendida no local. O dentista realiza os atendimentos na carreta do Sesc Móvel, em Angra, e não há expectativa de quando o problema será solucionado.

O prédio, assim como os da maioria das unidades, é alugado. Há grande dificuldade na referência para marcação de consultas no hospital da cidade, que não possui sistema informatizado. O médico e os demais profissionais estão com suas agendas lotadas.


PONTAL – PSF
Rodovia Rio-santos s/nº - Pontal

Entre todas as unidades visitadas pelo Vereador Dr. Ilson Peixoto, esta é a que apresenta as piores condições de funcionamento. O prédio, que é uma estrutura pequena, era da Educação e foi cedido pela Prefeitura para funcionar como posto, porém, o local parece abandonado e apresenta péssimas condições estruturais.

Os funcionários reclamam do descaso e da falta de condições básicas de trabalho. Não há água e a energia elétrica, a geladeira está queimada e não há local adequado para guardar vacinas e medicamentos. O telhado oferece sério risco a todos que trabalham ou necessitam do posto, pois possui aberturas que permitem que a água da chuva entre e danifique os materiais.

4






Um comentário:

Anônimo disse...

Belo trabalho !!Vereador Dr.Ilson Peixoto ,gostaria que soubesse o quanto me orgulho de ter confiado meu voto ao senhor.E aproveito a "oportunidade" de tornar público em relação ao Nepotismo na Fusar ,a qual encontra-se registrada inclusive na foto de visita ao Posto da Banqueta,pois na foto aparece a responsável pelo posto, proprietária do Posto o qual está Alugado para FUSAR e esposa do Sr. Diogo Ruiz, a D. Conceição.Sem falar de outras secretarias ,as quais seus filhos são lotados cm CC'S. Dr. ,temos esperança que seu empenho por uma cidade melhor e mais justa ,seja o mesmo objetivo do nosso Judiciário,composto por Juízes e promotores Dignos , queremos sempre acreditar em oportunidades iguais para nossa população.