Na manhã desta quinta-feira (27), o vereador Ilson Peixoto visitou o Aterro Sanitário Controlado do Ariró. Após receber denúncias de que a Locanty, administradora do local, estaria construindo a nova célula do aterro em região com nascentes, Dr. Ilson foi pessoalmente à região para constatar as possíveis irregularidades.
Devido ao terreno inicial já ter esgotado sua capacidade máxima no ano passado, a Locanty, contratada pela Prefeitura, decidiu ampliar o aterro utilizando uma área próxima. A decisão tem provocado reclamações dos moradores, não só devido aos possíveis mananciais, mas também por causa do valor negociado pela empresa para a compra de casas localizadas nos arredores do aterro.
Como a Locanty alegou ter cumprido os requisitos presentes nos estudos do Instituto Nacional de Engenharia Ambiental (INEA), o vereador preferiu conversar diretamente com o órgão para esclarecer se o aterro realmente atende às normas expedidas pelo instituto.
O INEA explicou que já foi concedida a Licença de Instalação do aterro para a Locanty, mas, para que esta permaneça válida, a empresa precisa atender às condições especificadas no documento. A implantação de um cinturão verde e a apresentação de um projeto de reflorestamento de uma área equivalente a 3,66 hectares estão entre as exigências. Vale lembrar que esta licença é válida até fevereiro de 2011.
Diante do que foi exposto, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara solicitou que o INEA realize uma vistoria para que se verifique a existência de mananciais na região. A Comissão também vai convidar a Prefeitura para que esclareça o não cumprimento da resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Dr. Ilson verifica possíveis irregularidades no Aterro Sanitário Controlado do Ariró
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Dr. Ilson sempre preocupado com as questões ambientais.
Gosto muito do seu trabalho. Continue assim Dr.
Também acompanhei as contapartidas da Eletronuclear, Audiência do Crack e Reunião Pública da Saúde (que foi uma Vergonha para o Município).
Precisamos de mais Vereadores como o Sr. Abraços
Postar um comentário