A Transpetro deu início ao transporte do óleo extraído do Campo de Tupi, que está em fase de testes, no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. O primeiro carregamento desse petróleo chegou ao Terminal de São Sebastião (SP), na última quinta-feira (25/6). A exploração do produto no Pré-Sal marca o início de uma nova era no setor de energia para o Sistema Petrobras e para o Brasil.
O óleo que chegou ao terminal foi retirado pelo navio-plataforma FPSO BW Cidade de São Vicente (de processamento e armazenamento), localizado a 170 milhas náuticas (314 km) da entrada do Canal de São Sebastião. Cerca de 50 mil m3 de petróleo foram levados pelo navio Nordic Spirit ao terminal.
Após o descarregamento no terminal, o óleo seguirá para a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). Futuramente outras refinarias também receberão carregamentos do produto. Nesta fase, o óleo será utilizado para testes de adequação dos equipamentos. A mudança é necessária porque o petróleo de Tupi é mais leve em comparação ao retirado da Bacia de Campos, onde se concentra atualmente a maior produção nacional.
A expectativa é que o volume de petróleo e gás recuperável no Campo de Tupi esteja entre cinco e oito bilhões de barris. É a maior jazida de petróleo já descoberta pela Petrobras no Brasil.
Fonte: Transpetro
Nenhum comentário:
Postar um comentário