A instalação do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) está seguindo os rumos que a bancada petista vem indicando há meses. Nesta segunda-feira, dia 25, a Prefeitura de Angra dos Reis desistiu de construir um prédio na Caputera e anunciou que vai instalar a escola no Parque Mambucaba. De acordo com o novo planejamento a escola vai funcionar no prédio vazio da Abeu - que funcionava no bairro antes de ser transferida para o Parque das Palmeiras. O imóvel, que tem área total de 20 mil metros quadrados foi desapropriado oficialmente no dia 22 e foi adquirido pelo município por R$ 2,6 milhões.
Este anúncio é apenas mais um episódio desta história que se prolonga há quase dois anos e que já gerou discussões na sociedade civil e muito bate-boca na Câmara Municipal. Há meses o vereador Antônio Cordeiro, líder do PT, questiona o porquê do Governo Municipal insistir na construção de um prédio na Caputera quando já existe, no Parque Mambucaba, uma edificação que não está sendo utilizada.
O vereador chegou a pedir que fosse feita uma audiência pública sobre o tema, mas a base do governo na Câmara vetou sua iniciativa sob a alegação de que se tratava de uma iniciativa com objetivos políticos. Na época, a atual Secretária de Educação e sua antecessora na pasta foram ao plenário prestar esclarecimentos, defenderam a construção da edificação e afirmaram que o atraso do início das construções era devido à demora da transferência da titularidade do terreno da Caputera.
Apesar da mudança, está mantido a princípio o calendário de início das aulas em Angra já no segundo semestre deste ano, funcionando provisoriamente no Pólo do CEDERJ, em Jacuecanga. Enquanto isso, o prédio do Parque Mambucaba passará por reformas de revitalização e adaptação. O Centro Federal de Educação Tecnológica é destinado aos que já tenham cursado ou estejam cursado o Ensino Médio. Serão oferecidos os seguintes cursos de Técnico em Pesca, em Eletromecânica e em Gestão Ambiental. Até 50% das vagas poderão ser destinadas aos alunos de escolas públicas, que serão selecionados com base no histórico escolar. As demais vagas serão preenchidas através de um processo seletivo de prova de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário