terça-feira, 3 de março de 2009

O mistério do hospital

No fim da sessão da Câmara desta terça-feira, dia 3, uma pergunta instigou a todos: qual o grande segredo do hospital de Angra? Por que todos que pedem maiores explicações sobre seu funcionamento são execrados?

Na reunião de hoje um requerimento do Dr. Ilson Peixoto gerou polêmica entre os vereadores por propor que fosse realizada uma audiência pública sobre o hospital da cidade. O documento em questão já havia sido arquivado pela Mesa Diretora da Câmara, que decidiu não levá-lo para votação. De fato, foi graças a um erro interno que a proposição foi levada para votação.

Apesar dos esforços do vereador petista em abrir esta discussão para a população angrense e de sua luta para que seja mantida a transparência da administração pública, o requerimento proposto pelo Dr. Ilson Peixoto foi taxado como “uma discussão política com objetivos exclusivamente políticos”. Entretanto, como foi bem colocado pela vereadora Lia, discutir a saúde municipal é uma questão política, mas não é fazer politicagem.
.
Também devemos enfatizar que esta discussão é política social e não política partidária. Não se trata da oposição contra a situação, mas de transparência na gestão pública.
-
Diante da postura negativa da Mesa Diretora e dos vereadores da base governamental, o Dr. Ilson Peixoto decidiu retirar esta proposição da votação, uma vez que a Casa se comprometeu a chamar o presidente da Fusar para dar maiores explicações sobre o hospital.
-
- Optei pela retirada do requerimento porque a Mesa Diretora assumiu o compromisso de chamar o presidente da Fusar para prestar esclarecimentos. Mas a população saiu perdendo, pois a proposição previa a participação de todos os atores envolvidos no sistema de saúde de Angra, tanto os do setor público quanto do privado. Agora só ouviremos a Fusar, mas vou me assegurar de que a Casa não se esqueça deste compromisso – disse o Dr. Ilson Peixoto.

Nenhum comentário: